Terapia Quântica Transdisciplinar
Atividade Para Reconstrução Da Autoimagem.
Todo ser vivo nas fases do desenvolvimento considerando cada um dos períodos biológicos,infância,puberdade adulto e velhice passa por estágios corporais e psíquicos para atingir o ponto maturacional.A confiança a responsabilidade e a segurança são adquiridos pela experiência acumulada no exercício das diferentes capacidades e aprendizagens de competências que conduzem a maturidade física e psíquica em cada fase do desenvolvimento.
Cada pessoa é uma mônada quântica dotada de cinco corpos:físico,mental ,vital supramental e sublime.O corpo físico detém os condicionamentos operacionais; O corpo vital é reservatório da memória quântica de muitas existências;o corpo mental é responsável pela construção dos significados da existência;o corpo supramental é o palco da construção dos arquétipos e da criatividade.Segundo o paradigma da ciência idealista,ver Goswami Amit,(2001) a consciência comanda o cérebro humano.
Na verdade o cérebro é que é um epifenômeno da consciência e não o contrário como anunciou por mais de três séculos o cartesianismo.Entender que uma pessoa é dotada de cinco corpos é paradigma da ciência Idealista.
O corpo biológico para de crescer em torno dos vinte e cinco anos quando vivencia a plenitude genética.Entre trinta e trinta e cinco anos supõe-se que a pessoa tenha estruturado sua presença no mundo,estruturado seu ambiente,sua profissão, seus vínculos afetivos e a construção do seu jeito pessoal de ser e de estar presente na existência.
Oportunidades vão surgir e desaparecer.A pessoa pode agir de modo eficaz num momento e em outro não ser tão eficiente.Uma gama de controvérsias surgem e a pessoa amadurece fazendo escolhas.Ela pode viver de modo maduro e competente ou atrapalhada e confusa no casamento no trabalho e nas relações familiares.
O processo de maturidade tende a ser gradual e contínuo não ocorre de repente.Pode-se considerar que a pessoa está madura quando dentro de cada fase ela passa pelo máximo de experiência e de competência para lidar consigo mesma e com o mundo em cada etapa da existência.
A pessoa amadurece aprendendo a decidir,optando por novas escolhas.Sendo capaz de agir pensar a partir da indagações próprias.A Arteterapia sob o ponto de vista de uma aprendizagem transdisciplinar é uma prodigiosa ferramenta para a auto leitura dos passos em direção da maturidade,dos acertos e desacertos que a pessoa vivenciou a partir de suas escolhas na direção do alcance da maturidade.
Atividade-exercício:
1:Pinte uma figura humana a partir das partes em separado,que vamos sugerir.Siga a ordem organizada da sequência da tarefa;
.2-O braço e mão direita da sua avó materna;
3-Os olhos do pai;
;4-A cabeça da pessoa no qual você mais confia;
5-O braço esquerdo da sua avó paterna;
6-O tronco da sua mãe;
7-O coração da pessoa que melhor a compreendeu na sua infância;
8-A perna direita de um fato,um momento muito agradável da sua adolescência;
9-A perna esquerda da pessoa,pela qual você tem mais ira;
8-O pé direito da coragem;
10-- O pé esquerdo do perdão;
11-A boca das coisas que você gostaria de dizer a sua vida e as injustiças que você supõe que tenha sofrido;
Recorte e monte a figura num papel cartaz 30cm por 30cm.Ao pintar as partes da figura não a faça pequena.Pinte-a de modo que ocupe todo o espaço do papel que você dispõe para recortar e montar.Coloque agora a figura frente a você com uma imagem virtual.Olhe profundamente e comece a dialogar com imagem construída a sua frente.Crie um diálogo com a imagem.Fale e responda, descubra onde os campos mórficos buscaram nas suas memórias produzindo ressonâncias mórficas significativas dos condicionamentos da sua auto imagem.
Sugestões:Arrependimento,vergonha,culpa, não combinam com maturidade.Não me reprima.Você não é perfeita mas pode ser aperfeiçoada.Não me impeça de evoluir.É próprio do humano buscar a perfeição.Posso me livrar da culpa que você me impõe,abandonando-a.Me tornando a criança que não conseguí ser.Não me impeça de assumir responsabilidades por mim mesma.Tenho que me jogar por inteiro nas minhas escolhas.Faz parte da maturidade perceber que nada é definitivo.Não me impeça de fazer de novo se algo der errado!Tenho medo que você me conheça como eu sou. A vergonha é um sentimento de insegurança que tentam me impor.Não me impeça de libertar-me da vergonha. Não me impeça de fazer algo significativo para minha maturidade.
Pinte a autoimagem com a autenticidade que está presente em cada uma das ações do seu cotidiano.Sejam elas pequenas ou grandes porém,repletas das suas próprias escolhas. Coloque na sua autoimagem uma forma própria,autêntica de ver o seu papel na existência no seu dia a dia.
Maturidade significa aperfeiçoar sempre para ser perfeita em cada fase do desenvolvimento.Madura é a pessoa que se identifica consigo mesma,em cada momento no qual a vida a coloca frente a uma escolha.
Olhe para a pintura da sua autoimagem sem fazer juízo de valor diante de si mesma.Escreva imprimindo na sua autoimagem e na sua consciência a postura:
Pendure o cartaz no ponto estratégico do seu olhar íntimo.Incinere-o quando achar que reprogramou sua sombra manifestada na autoimagem construída.Bom Proveito.Faça com responsabilidade!
Os desenhos apresentados foram desenvolvidos por pessoas que exercitaram esta tarefa de aprendizado.
Direitos autorais reservados, por registro,a autora.